Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU autoriza obras na orla catarinense

Notícias

SPU autoriza obras na orla catarinense

publicado:  13/03/2012 11h49, última modificação:  28/05/2015 13h10

Brasília, 12/3/2012 - O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Superintendência do Patrimônio da União de Santa Catarina (SPU/SC), autorizou obras em cidades do litoral catarinense. As áreas onde ocorrerão as intervenções pertencem à União e, por isso, precisam do aval da SPU.

Em Balneário Piçarras será feito o engordamento da praia, ou seja, um aterro hidráulico – colocação de mais areia na praia – desde o Rio Piçarras até o chamado espigão, ou molhe (uma estrutura que impede a erosão costeira), com extensão de 2.000m.

Além deste engordamento serão implantadas, ao norte da praia, duas estruturas para retenção do transporte lateral de areia, de modo a conter o avanço do mar naquela localidade, que já alcançou algumas casas. Com isso, a área poderá ser revitalizada com ruas e ciclovias.

Outro município que recebeu autorização da SPU foi Itajaí, que irá construir 25 passarelas de acesso à praia, ao longo da Avenida José Medeiros Vieira, na Praia Brava. As passarelas, de madeira, visam proteger e recuperar a vegetação de restinga e de dunas frontais, que é área de preservação, bem como proporcionar o acesso da praia aos banhistas. A obra faz parte do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla).

O projeto Orla busca contribuir, em escala nacional, para a aplicação de diretrizes gerais de disciplinamento de uso e ocupação de um espaço que constitui a sustentação natural e econômica da zona costeira. Além de Itajaí, o estado já está realizando oficinas do projeto na cidade de Itapoá e, recentemente, o município de Porto Belo aderiu ao programa. Do mesmo modo, está sendo feita uma parceria com a prefeitura de Florianópolis para que todas as praias locais possam participar do projeto.

Assessoria de Comunicação da SPU/MPOG
Edição: Ascom/MPOG