Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU autoriza criação de parque ecológico em Guarapari (ES)

Notícias

SPU autoriza criação de parque ecológico em Guarapari (ES)

Preservação do ecossistema é um dos objetivos da medida

publicado:  07/10/2015 14h27, última modificação:  07/10/2015 15h16

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), autorizou por meio da Portaria nº 14 da SPU - ES, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (06), a execução de obras para a implantação do Parque Linear Concha D'ostra, no município de Guarapari, no estado do Espírito Santo.

As intervenções no local têm o objetivo de evitar os avanços das ocupações e degradações em direção ao manguezal, e, ao mesmo tempo, aprimorar a visitação pública à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D'ostra.

Visa também, consolidar o turismo sustentável como forma de desenvolvimento socioeconômico regional, aliado à estratégia de conservação da natureza. 

No local, será construída uma passarela (calçadão), facilitando o acesso dos pescadores à praia, trilha suspensa sobre o manguezal, possibilitando passeios evitando a degradação do meio ambiente. Também estão previstas a criação de novas áreas de descanso, lazer e um píer de atracação. 

A Reserva Concha das Ostras foi criada para proteger os manguezais do estuário da Baía de Guarapari, importante área de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes.