Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > SPU apoio evento pelo meio ambiente no Rio e Santa Catarina

Notícias

SPU apoio evento pelo meio ambiente no Rio e Santa Catarina

publicado:  08/02/2007 08h00, última modificação:  28/05/2015 16h09

Brasília, 8/2/2007 - O próximo sábado, 10 de fevereiro, será dia de limpar locais de orla em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. A iniciativa de preservação da natureza em área do acervo da União tem o incentivo do Projeto Orla, programa conjunto da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento.

O Projeto Orla é um programa de gestão integrada das políticas ambiental e patrimonial que prioriza ações articuladas com a sociedade em defesa da orla e dos espaços litorâneos sob o domínio da União.

O mutirão de limpeza, de 10 às 13 horas, nas Praias de Copacabana,Ipanema, Barra da Tijuca e Sepetiba no Rio (RJ) e Praia Brava em Florianópolis (SC) será realizado pelo Bloco Limpeza na Praia 2007 - Carnaval sem Sujeira, promovido pelo Instituto Ecológico Aqualung. A entidade costuma realizar essa ação em várias datas do ano. A próxima limpeza já tem data marcada: 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O trabalho com a colaboração voluntária da população tem o objetivo de ajudar a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade que são os resíduos que a sociedade de consumo descarta indiferente aos danos que possam ser causados ao meio ambiente. Os oceanos estão cheios de detritos sólidos e nas areias do litoral diariamente são deixados objetos como sacos plásticos e pontas de cigarros. Esse comportamento, segundo os ambientalistas, interfere na sobrevivência dos animais marinhos e na qualidade de vida em geral.