Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Planejamento realiza Encontro dos Povos das Águas, em Belém

Notícias

Planejamento realiza Encontro dos Povos das Águas, em Belém

publicado:  28/01/2009 17h13, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 28/01/2009 – A secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, e a senadora Marina Silva, fizeram a abertura, na manhã desta terça-feira (21/1), do Encontro dos Povos das Águas da Amazônia Paraense, uma das atividades do Fórum Social Mundial, que acontece em Belém, Pará.

O Encontro é uma realização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Gerência Regional do Patrimônio da União no estado do Pará (GRPU/PA), órgão local da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Também participaram da organização do evento o Conselho Nacional dos Seringueiros – Regional Belém (CNS), a Central das Associações dos Usuários das RESEXs Marinhas do Litoral Paraense (Caurem) e a Central do Movimento dos Pescadores do estado do Pará (Mopepa).

Na abertura, que contou com a participação de cerca de 250 lideranças de comunidades tradicionais ribeirinhas agroextrativistas do Pará e regiões vizinhas, a senadora Marina Silva ressaltou a importância da GRPU ao articular a rede e dar voz aos ribeirinhos da Amazônia.

A secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, destacou o esforço realizado pelos participantes para comparecerem ao evento. “Muitos dos presentes ao Encontro tiveram que fazer viagem de mais de dois dias, em barco e ônibus, para estarem conosco, afirmou. Para ela, isso deixa clara a confiança que é depositada pela população da região nos servidores da SPU.

O Encontro teve ainda a participação do secretário nacional de Articulação Social, Gerson de Almeida Silva, representando o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e da representante do Conselho Nacional dos Seringueiros, Célia Regina, que recentemente recebeu o prêmio Actionaid Americas 2007, pelo trabalho de prevenção da Aids e das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Além deles, também se apresentaram para participar Sandra Gomes, da Cauem; Neuton Miranda, gerente regional do Patrimônio da União no Pará; Pedro Barbosa, prefeito de Portel e representante da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó; Patrícia Silva, dos Movimentos Sociais do Marajó; Elielson Pereira, superintendente do Incra SR 01; Mauro de Almeida, procurador-chefe da União no Pará e Felício Pontes, do Ministério Público Federal.

O Encontro dos Povos das Águas da Amazônia Paraense vai acontecer até o dia 31 de janeiro.