Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Paulo Bernardo assina cessão de imóvel para UFPR

Notícias

Paulo Bernardo assina cessão de imóvel para UFPR

publicado:  11/07/2008 06h00, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 11/07/2008 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assina hoje o termo de cessão do prédio da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em Curitiba, para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A solenidade, que deve ocorrer às 18 horas, no saguão de entrada do edifício, também terá a participação da reitora em exercício da UFPR, professora Márcia Helena Mendonça.

O imóvel cedido pelo Ministério do Planejamento, conhecido como Edifício Teixeira Soares, tem mais de 15 mil m² de área, 86% deles já construídos. O prédio era usado pela administração da antiga RFFSA, extinta em janeiro de 2007, quando a UFPR manifestou interesse pelo imóvel. Como contrapartida, a universidade encaminhou à Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento o projeto básico de revitalização do prédio, já que desde 1997 o espaço não passa por reformas.

A cessão vai possibilitar um aumento de 20%, até 2012, no número de alunos da Universidade Federal do Paraná, por meio de um compromisso firmado entre a universidade e o Programa de Apoio de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), do Ministério da Educação.

Nesta primeira fase, será realizada a cessão provisória do imóvel, sob forma de utilização gratuita, até que o patrimônio seja incorporado à União. Na segunda etapa, será feita a doação definitiva do prédio à UFPR.

O imóvel

Construído na década de 50, o Edifício Engenheiro Teixeira Soares tem 13,1 mil m² de área construída e 15,8 mil de área de terreno. Sua função original era abrigar a oficina das locomotivas da RFFSA.

Uma equipe de engenheiros da UFPR realiza há alguns meses um levantamento arquitetônico para verificar as atuais condições do prédio. Tombado como Unidade de Interesse de Preservação, o prédio terá de ser reformado conforme as características originais de sua construção.