Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Município baiano terá curso sobre projeto Orla

Notícias

Município baiano terá curso sobre projeto Orla

publicado:  02/03/2007 06h00, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 2/3/2007 - A Gerência Regional do Patrimônio da União na Bahia promove, de 5 a 9 de março, uma oficina de capacitação do Projeto Orla para técnicos da Prefeitura Municipal de Mata de São João, no litoral norte baiano. A| oficina será na Escola São Francisco, na Praia do Forte.

O Projeto Orla é uma ação de ordenamento dos espaços do litoral aberta à participação de municípios. O trabalho é desenvolvido de maneira conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos, o Centro de Recursos Ambientais e o Ministério do Planejamento, no âmbito da Secretaria do Patrimônio da União. Além disso, a interação dos governos municipais no Projeto, atualmente é um dos critérios para a inclusão de municípios no Programa Nacional de Planos Diretores, do Ministério das Cidades.

O curso em Mata de São João é preparatório para o ingresso no Projeto Orla, tendo como finalidade capacitar técnicos municipais e representantes da sociedade civil organizada, interessados na melhoria da qualidade de vida da localidade, situada em área costeira. Com a capacitação será possível agregar conceitos e atividades práticas ao conhecimento da realidade local, para que sejam encontradas as soluções adequadas para problemas sociais, ambientais, econômicos ou institucionais existentes, dentro do propósito de disciplinar as áreas costeiras.

A costa de Mata de São João conta com mais de 12 km de praias, com várias piscinas naturais de água corrente, formadas por arrecifes ao longo do mar. Uma das principais atrações da cidade é visitar a sede do Projeto Tamar, em Praia do Forte, organização voltada para preservação e estudo das tartarugas marinhas. Ultimamente, com a valorização da Linha Verde devido a sua beleza paradisíaca, o local despertou o interesse dos investidores, que agora estão apostando ainda mais no crescimento e na profissionalização do turismo. Resorts, hotéis e pousadas são os empreendimentos mais focados na região.