Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > MP entrega espaços físicos em águas de domínio da União

Notícias

MP entrega espaços físicos em águas de domínio da União

publicado:  15/06/2011 17h40, última modificação:  28/05/2015 16h10

Curitiba, 15/6/2011 – O Ministério do Planejamento, representado pelo superintendente do Patrimônio da União no Paraná,  Dinarte Antonio Vaz, e o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA),  representado pelo superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura no Estado do Paraná, José Wigineski, assinaram os Termos de Entrega de seis espaços físicos em águas de domínio da União.

Cinco estão localizados nos municípios de Alvorada do Sul, Inajá e Sertanópolis. Os empreendimentos estão voltados para a produção de tilápias; em Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, para a produção de pacu, e outro, no litoral, na Baía de Guaratuba, para a produção de ostra do mangue.

A finalidade destas entregas é estimular o desenvolvimento ordenado de aqüicultura, proporcionando aumento da produção e a democratização do uso de águas públicas pertencentes à União - além de geração de empregos e renda para as famílias de pescadores locais, e inclusão social, com maior oferta ao mercado interno e incremento no volume de produtos para exportação.

Segundo José Wigineski, a produção de 2007 foi de 22 mil toneladas, passando para 40 mil toneladas em 2009, sendo oito mil no litoral e 32 mil no interior do Estado. Para 2010, a estimativa é de um aumento de 10 mil toneladas.