Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Inaugurado primeiro trecho de implementação do Projeto Orla em Barcarena

Notícias

Inaugurado primeiro trecho de implementação do Projeto Orla em Barcarena

publicado:  02/02/2010 17h45, última modificação:  28/05/2015 13h10

Brasília, 2/2/2010 - Foi inaugurado na última sexta-feira o primeiro trecho de revitalização da orla de Itupanema, no município de Barcarena (PA). A reforma foi realizada pela Empresa Território Fronteira Norte (Terfon), com apoio da prefeitura de Barcarena e autorização da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Pará (SPU/PA), como parte das ações de inserção do município no Projeto Orla.

Neuton Miranda, superintendente paraense do Patrimônio da União, informou que já está em vigor o convênio com a Universidade Federal do Pará para realização de oficinas de capacitação para implantação do Projeto Orla em diversos municípios, entre os quais Barcarena.

“A partir da construção do Plano de Gestão das Orlas, a União e o município receberão de bom grado a parceria com as demais empresas, nos moldes do que a Terfon realizou, adotando um trecho da orla de Itupanema, disse Neuton Miranda.

Segundo Kleber Menezes, representante da Terfon, “antes de um bom conselho é melhor um bom exemplo, e é com esse pensamento que a empresa tenta sensibilizar os demais empreendimentos instalados em Barcarena a apoiarem o Projeto Orla, pois a orla é extensão e face de como tratamos o município.

Para Ivonete Silva Pinheiro, moradora da comunidade e comerciante local, a reforma do espaço público já está trazendo benefícios para comunidade, pois os jovens agora possuem espaço para lazer com segurança e está sendo resgatado o costume de as famílias se reunirem à beira mar.