Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Imóvel da União é cedido para desenvolver projeto de hortigranjeiros

Notícias

Imóvel da União é cedido para desenvolver projeto de hortigranjeiros

publicado:  19/05/2015 13h22, última modificação:  09/10/2015 16h48

Projeto de agricultura familiar atende 73 famílias de área rural em Minas Gerais

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) autorizou cessão do imóvel constituído de terreno rural, de 1.025.532 m², denominado Fazenda Malheiros - Posto Agropecuário, no município de Serro, em Minas Gerais. A cessão foi formalizada, no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), com a publicação da Portaria nº 139, de 15 de maio de 2015.

O imóvel será destinado ao programa de hortigranjeiros, para 73 famílias assentadas no local, à implantação de sistema de irrigação, à preservação da reserva ambiental para proteção de duas nascentes e à instalação de laboratório de curso técnico em agropecuária em parceria com a prefeitura local. Parcela do terreno será destinada à preservação do Parque de Exposições Jairo Magalhães, utilizada ainda para atividades culturais e eventos.

O projeto de agricultura familiar ajuda na subsistência das famílias assentadas no local. Na horta comunitária, há o cultivo de mandioca, milho feijão, tomates, jiló e algumas frutas. O excedente dos alimentos abastece a creche e é comercializado na feira livre do município.

Segundo estimativa da prefeitura, poderão ser criados 150 empregos diretos e 550 indiretos; além do impacto às famílias já beneficiadas pela produção de hortigranjeiros e a população local e regional.