Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Delegação Chinesa visita Patrimônio da União em Minas

Notícias

Delegação Chinesa visita Patrimônio da União em Minas

publicado:  28/11/2007 04h00, última modificação:  28/05/2015 13h09

Brasília, 28/11/2007 -A Gerência do Patrimônio da União em Minas Gerais recebeu na terça-feira,  27 de novembro, uma delegação chinesa com 19 representantes de províncias, a maior parte ligada à administração patrimonial pública da China. A visita foi o de conhecer a sistemática de trabalho da Secretaria do Patrimônio da União - SPU.

O gerente regional, Rogério Veiga Aranha, com a participação da sua equipe, coordenou a apresentação que traçou um histórico da evolução do controle de terras públicas no Brasil. Definiu, para a comitiva chinesa, o conceito dado pela administração do presidente Lula ao termo bens públicos e explicou quais são as atribuições da SPU e os tipos de transações imobiliárias, com destaque para a destinação de imóveis, além da apresentação do sistema SPIUnet, ferramenta eletrônica utilizada no gerenciamento desses imóveis.

Os chineses se mostraram particularmente interessados na titulação gratuita de imóveis para famílias de baixa renda, para as terras indígenas, na regularização patrimonial imobiliária da cidade mineira de Inconfidentes, que é um dos empenhos atuais da SPU. Além disso, também chamou a atenção o caso do aeroporto desativado da região central do município de Pirapora, Minas Gerais, com área de 650.000m², onde está sendo desenvolvido um projeto de provimento habitacional, integrado com uma área institucional (municipal e federal), além de uma área destinada à exploração comercial e à instalação de um Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet.

Para o gerente regional, a visita foi oportuna não somente para a conmitiva chinesa. “A troca de experiência e de soluções é primordial para ambos os países”, disse ele.