Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Patrimônio da União > Notícias > Começa a segunda etapa do Projeto Orla em Corumbá e Ladário no Mato Grosso do Sul

Notícias

Começa a segunda etapa do Projeto Orla em Corumbá e Ladário no Mato Grosso do Sul

publicado:  29/05/2012 15h56, última modificação:  28/05/2015 13h10

Campo Grande, 29/5/2012 – A Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, representando o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), realiza nesta semana até 31 de maio, a segunda etapa do Projeto Orla.

A proposta, nessa fase, é pensar as soluções para os problemas da Orla fluvial de Corumbá e Ladário, apontada e discutida pela população na primeira fase do Projeto, ocorrida em março deste ano.

Participam do projeto todos aqueles que de alguma maneira possuem interesses na Orla fluvial, tais como mineradoras, hotéis e pousadas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, áreas militares, além de órgãos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal.

Nesse sentido, o Projeto Orla traz uma metodologia inovadora, pois inclui nas discussões, a respeito do uso e da ocupação das bordas fluviais, as pessoas que de fato vivem na margem dos rios ou dependem dela de alguma maneira, juntamente com pesquisadores e com o poder público.

Nessa etapa, dentre vários assuntos, serão discutidas e avaliadas propostas para viabilizar a infraestrutura portuária a fim de estabelecer uma continuidade na utilização dos portos daquela região. Representantes do Ministério dos Transportes debaterão a respeito da logística envolvendo a região portuária.

Além disso, o Ministério das Cidades, articulado com as prefeituras de Corumbá e Ladário, buscarão soluções para a população que, atualmente, mora em área de risco às margens do rio Paraguai.