Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Workshop debate computação distribuída no governo eletrônico

Notícias

Workshop debate computação distribuída no governo eletrônico

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 3/11/2005 - O governo federal promove nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de novembro, o Workshop sobre Grids, Clusters e Computação Distribuída Aplicada a Governo Eletrônico. Participam do evento técnicos do governo federal que trabalham com o tema e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa. As atividades ocorrem na Agência Espacial Brasileira, em Brasília.

O workshp é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Ministério do Planejamento. Conta com a participação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O objetivo do evento é discutir iniciativas de projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre o tema com o foco em Governo Eletrônico (e-GOV). Também vai discutir o processamento, comunicação, sistemas, arquiteturas e armazenamento distribuídos, utilizando tecnologias de arquitetura aberta de Cluster e GRID.

Grid é uma arquitetura de computação distribuída para o compartilhamento de recursos que aproveita a capacidade ociosa de vários microcomputadores. Cluster é um sistema que, em vez de se usar um computador de grande porte, utiliza dois ou mais computadores ou sistemas que trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas, conseguindo resultados semelhantes ou até melhores a um custo mais baixo.