Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Softwares feitos por empresa privada são disponibilizados para a sociedade

Notícias

Softwares feitos por empresa privada são disponibilizados para a sociedade

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília-DF, 5/5/2008 - As soluções podem ser encontradas no Portal do Software Público Brasileiro

O Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) disponibilizou nesta semana as primeiras soluções desenvolvidas por uma empresa privada e que agora são softwares livres acessíveis a toda a sociedade.

Os códigos das ferramentas LightBase e GoldenDoc até então eram propriedade da empresa Light Infocon Tecnologia e são destinadas ao uso corporativo para o gerenciamento de documentos.

O LigthBase é um banco de dados textual multimídia que possibilita um rápido acesso a qualquer informação da base de dados da empresa ou organização.

Já o GoldenDoc fornece um conjunto de ferramentas para a implantação de soluções voltadas ao gerenciamento de informações. Também possibilita a recuperação de qualquer tipo de documento e ao mesmo tempo dispõe de recursos avançados para o gerenciamento do conteúdo digital.

O presidente da Light Infocon Tecnologia, Jairo Fonseca, acredita que quando um software se torna público, criam-se condições para sua melhoria e a ampliação de sua utilização para todo país. Fonseca aposta na proposta do Portal do Software Público (SPB) e considera que novas oportunidades de negócios vão surgir para a Light Infocon.

Para o coordenador do Portal do SPB, Corinto Meffe, essa iniciativa abre caminho para adesão do setor privado ao conceito do software público.

"Trata-se da liberação para sociedade de um software proprietário, desenvolvido por uma empresa privada, estruturado no modo de produção convencional e já utilizado por grandes usuários", comemorou o coordenador.

"Caso se observe que o resultado foi proveitoso para os dois lados e que não existe restrição legal para o avanço da disponibilização de soluções de empresas privadas, a intenção será replicar para outras empresas interessadas", disse.

Meffe lembrou que além de softwares desenvolvidos por órgãos públicos, também já haviam sido disponibilizadas no Portal do Software Público soluções desenvolvidas por pessoas físicas, como é o caso do JeguePanel, e por universidades como é o exemplo do Ginga (PUC-RJ) e do Sigati (UCB).

Compartilhamento

Administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, o Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

São 14 soluções livres disponibilizadas no portal, cujo código-fonte pode ser obtido mediante cadastramento. Cerca de 19 mil pessoas participam das comunidades de compartilhamento.

O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico guialivre@planejamento.gov.br.