Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > SOFTWARE VAI DIAGNOSTICAR INFRA-ESTRUTURA DE INFORMÁTICA DO GOVERNO FEDERAL

Notícias

SOFTWARE VAI DIAGNOSTICAR INFRA-ESTRUTURA DE INFORMÁTICA DO GOVERNO FEDERAL

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 5/4/2005 - O governo vai implantar nas máquinas de toda a administração federal um software que vai proporcionar um diagnóstico preciso do parque computacional da administração direta e indireta. O programa é o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais, mais conhecido como Cacic.

O Cacic é utilizado há cinco anos pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Entre as informações que serão fornecidas pelo software estão o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados e as configurações de hardware, entre outras.

O programa vai permitir também obter informações patrimoniais, a localização física dos equipamentos e o histórico de acessos, ampliando a segurança na rede.

O seu compartilhamento para os demais órgãos do governo federal está sendo coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Ministério (SLTI) do Planejamento. Numa primeira fase, o software irá funcionar em 30 órgãos e a idéia é ampliá-lo para o conjunto da administração direta e indireta.

Graças ao compartilhamento possibilitado pela Dataprev, a iniciativa vai atender ao decreto 1.048 que criou o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp) para o planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão desses recursos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Entre os objetivos desse sistema estava facilitar a obtenção das informações disponíveis, resguardados os aspectos de sigilo e restrições administrativas previstas em dispositivos legais.