Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Software público beneficia órgãos e empresas

Notícias

Software público beneficia órgãos e empresas

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 20/7/2009 - O apoio ao software livre é a principal motivação para integrar as comunidades de prática do Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A constatação é da professora da Universidade de Brasília Christiana Freitas, que investiga o papel da iniciativa na democratização das relações sociais e de mercado no Brasil.
 
Das 1.130 pessoas que responderam ao questionário da pesquisa, quase 80% afirmaram que um dos principais motivos para participar do portal é a possibilidade de apoiar as tecnologias e softwares livres disponibilizados no local. Outro dado verificado é que a grande maioria dos cadastrados no ambiente possui vínculos institucionais que os motivam a integrar a rede.
 
Segundo a pesquisadora, o principal motivo para se cadastrar no portal é o interesse profissional, informado por 26,9% dos respondentes. Já o interesse pessoal foi a razão apontada por 17,7% das pessoas que participaram da pesquisa.
 
No que se refere ao perfil das instituições, foi verificado um significativo interesse da iniciativa privada. Cerca de 24% dos cadastrados se apresentam como integrantes do setor privado. Para o coordenador do portal, Corinto Meffe, isso demonstra que a iniciativa atinge diversos segmentos da sociedade e beneficia também as empresas.
 
De acordo com Christiana, a grande maioria dos usuários entrevistados possui vínculos empregatícios sólidos, tem um nível de escolaridade e remuneração acima da média da população brasileira e busca no Portal do Software Público laços sociais que lhes permitam obter soluções, oportunidades ou resolver problemas relacionados aos artefatos tecnológicos utilizados. Aspectos que, segundo a pesquisadora, reforçam o ambiente de produção de software público no Brasil.
 
Ela também considera que o portal apresenta fortes características institucionais, é utilizado como um meio para a consolidação da carreira profissional de seus integrantes e como uma forma de obtenção de reconhecimento e prestígio perante seus pares.
 
Na opinião do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, essa pesquisa contribui para que o Governo Federal conheça melhor o perfil dos usuários do portal. "Esse ambiente tem grande relevância para a difusão dos softwares desenvolvidos no país e que podem ajudar o Governo Federal, estados, municípios e o conjunto da sociedade brasileira", destacou. Santanna lembrou que o compartilhamento qualifica a oferta de profissionais para prestar suporte e promover a melhoria contínua das soluções.
 
O segundo bloco de resultados parciais será apresentado no final do mês de julho. No momento, os dados da pesquisa estão sendo analisados. A publicação final dos resultados e conclusões tem previsão para o final do ano de 2009. Os resultados parciais podem ser obtidos no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/result_pesquisa