Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Software para comunicação interativa é lançado no Portal do Software Público

Notícias

Software para comunicação interativa é lançado no Portal do Software Público

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 29/8/2008 - O Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) disponibilizou mais uma solução desenvolvida com códigos abertos para a sociedade brasileira. Trata-se do Xemelê que foi lançada nesse ambiente pelo Ministério da Cultura durante o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi).

A Carta de Lançamento foi assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.



Segundo o gerente de Informações Estratégicas do Ministério da Cultura, José Murilo, as soluções que compõe o Xemelê possibilitam atender a demandas de comunicação interativa na internet. Entre elas, ferramentas para gerenciamento de sítios, blogs, chats e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, entre outros.

Para isso, dispõe de uma plataforma adaptada para gerenciamento de conteúdo web de portais institucionais e de uma aplicação para transmitir conteúdo audiovisual em tempo real pela internet (webcast) integrada a um ambiente de chat.

Em conjunto com o Xemelê também foi disponibilizada uma ferramenta (ChatCast) cuja aplicação promove a interatividade com base em conversa escrita (chat) e transmissão de vídeo (streamin). Ou seja, ao mesmo tempo em que tem acesso ao audiovisual de uma conferência que está sendo transmitida pela internet, o usuário poderá participar em tempo real do debate.

A comunidade já pode ser acessada no Portal do Software Público Brasileiro, no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/

Portal do Software Público
O Portal do Software Público Brasileiro é administrado pela SLTI e  foi lançado em 2007, no Fórum Internacional de Software Livre. Essa iniciativa inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O seu objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. O acesso ao código fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br .

Consegi
O CONSEGI tem como objetivo estimular o debate de temas como política de tecnologia da informação e comunicação, adoção ao uso e difusão de software livre, além de tendências e projetos dos diversos segmentos e experiências de outros países, entre outras questões sobre o tema. O evento é promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI.