Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > SLTI leva e-Ping a congresso internacional em Costa Rica

Notícias

SLTI leva e-Ping a congresso internacional em Costa Rica

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 26/10/2010 - Os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping) implementados nos órgãos públicos federais do Brasil serão apresentados hoje e amanhã a especialistas de vários países que participam, em San José, capital da Costa Rica, do 3º Congresso Latino-Americano de Governo Digital. O assunto será abordado por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP).

O objetivo do encontro, que tem como tema central “Um projeto para futuro, é compartilhar novidades e experiências da área, de forma a estimular o progresso socioeconômico dos países participantes. A reunião pretende, ainda, reforçar o compromisso das autoridades governamentais na discussão de políticas e instrumentos que contribuam ao fortalecimento da gestão pública e à modernização do Estado.

e-Ping – O e-Ping é uma arquitetura de TI responsável pela definição de especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na administração federal, estabelecendo interação com toda a esfera pública e a sociedade. A nota fiscal eletrônica e a certificação digital são exemplos de seu uso, na prática.

A SLTI vai informar sobre a estrutura dessa arquitetura, políticas gerais, especificações técnicas, processo de seleção e homologação dos padrões, atualização e revisão de cada versão. Também serão abordados resultados de um estudo comparativo da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) sobre soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil, Chile, Colômbia e México.

Os promotores do evento vão entregar, no último dia, “prêmios de excelência aos países e órgãos públicos que mais se destacam na atualização de serviços disponibilizados nos portais institucionais e na qualidade da informação.