Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > SLTI abre consulta sobre Especificações de Referência para Switches

Notícias

SLTI abre consulta sobre Especificações de Referência para Switches

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 7/12/2007 - As Especificações de Referência para aquisição de Switches pelos órgãos do Governo Federal estão em consulta pública até o dia 13 de dezembro no endereço https://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica. Switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores que seleciona um caminho ou circuito para enviar dados entre diferentes destinos.

O documento elaborado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento propõe três categorias de especificação para switches: central de pequeno porte; central de médio porte; e switch de borda.

Os fabricantes desses equipamentos bem como todos os interessados poderão fazer suas contribuições às especificações nessa consulta bem como na audiência pública que ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Ministério do Planejamento, Bloco K, Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A Secretaria também disponibilizou as especificações para as estações de trabalho  nas versões básica, padrão e avançada e também de notebooks em duas versões: uma que valoriza a questão da mobilidade, priorizando uma maior autonomia e leveza, e a outra que caracteriza-se por uma maior performance.

Esses documentos, já consolidados, estão disponíveis no Portal de Tecnologia da Informação e Comunicação cujo acesso ocorre através do endereço  www.comprasnet.gov.br.

O objetivo dos Padrões de Especificações de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é facilitar o processo de compra de computadores, melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos e racionalizar o uso dos recursos públicos. Também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais. Em um primeiro momento, essas especificações são utilizadas como referência pelo Governo, sem obrigatoriedade.

Tipos de switches
Switch central de pequeno porte - para redes de pequeno porte, não críticas, limitadas a 24 conexões entre pontos de concentração, servidores e roteador; 

Switch central de médio porte - para redes de médio porte, com necessidade de número de conexões superior ao anterior;

Switch de borda de 24 ou 48 portas - com concentração das conexões do cabeamento secundário oriundas dos pontos de telecomunicações.