Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Sistema Integrado de Serviços Gerais ganha multiplicadores

Notícias

Sistema Integrado de Serviços Gerais ganha multiplicadores

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 19/08/2002 Encerra-se sexta-feira, 23, na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, o 3º Curso de Formação de Multiplicadores para Usuários do Sistema Integrado de Serviços Gerais - SIASG, promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, dirigido a servidores da área de compras dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Até sexta-feira, os participantes do curso estão discutindo, desde segunda-feira, o plano diretor da Reforma do Estado, a busca por melhorias na gestão, registro de preços, gestão de contratos, cotação eletrônica de preços, pregão eletrônico e Comprasnet, que nada mais é do que a interface do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais na rede mundial de computadores.

"É a primeira vez que ministramos um treinamento específico sobre o Sistema, apresentando suas funcionalidades e os procedimentos já consagrados. Os resultados têm sido bastante positivos", explica Elizabeth Braga, diretora do Departamento de Logística e Tecnologia da Informação.

O QUE É - O SIASG é a ferramenta informatizada de apoio à gestão dos serviços gerais. O Sistema abrange os ministérios, as secretarias da Presidência da República e mais de 300 autarquias e fundações públicas. Sua função é organizar a gestão das atividades de serviços gerais, incluindo licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis funcionais.

Atualmente, todas as aquisições do Executivo estão registradas no SIASG. O Sistema permite o cruzamento de informações do INSS, Receita Federal, Procuradoria Geral da União e FGTS, além de colocar na Internet 100% dos editais e avisos de licitação do Governo Federal. Com suas facilidades, o SIASG/Comprasnet garante total transparência aos processos de aquisição de bens e serviços, racionalização e desburocratização do processo de compras governamentais.