Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Sistema estruturante de Tecnologia da Informação completa 22 anos

Notícias

Sistema estruturante de Tecnologia da Informação completa 22 anos

Sisp foi criado em 1994 e revitalizado em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff

publicado:  21/01/2016 16h09, última modificação:  21/01/2016 16h09
 
O Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) completa 22 anos de existência nesta quinta-feira (21). Criado em 1994 e revitalizado em 2011 pela Presidenta da República Dilma Rousseff com Decreto nº 7.579, o sistema é composto atualmente por 224 órgãos da Administração Pública Federal. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) é o órgão central do Sisp.

“A recente criação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a publicação da Política de Governança Digital empoderaram o Sisp. Nosso trabalho será auxiliar os órgãos integrantes do sistema a revolucionarem, com o uso da tecnologia, a forma como prestam serviços ao cidadão”, afirmou o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira.

Segundo ele, a chegada dos novos Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs), que foram nomeados no dia 30 de dezembro de 2015, também demonstra o quanto o governo federal acredita na tecnologia como uma forma melhorar a relação entre o Estado e a sociedade. “Os novos servidores possibilitarão uma melhor gestão dos projetos da área”, complementou o secretário adjunto. 

O Sisp é responsável pelo planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão dos recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da administração pública. Entre os principais projetos do sistema para este ano estão a implementação da Política de Governança Digital. Os objetivos da ação são o uso da TI na prestação de serviços públicos, o estímulo a participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação.

Para estabelecer a nova política para a área de tecnologia criada pelo Decreto nº 8.638, o MP divulgará em breve a Estratégia de Governança Digital (EGD). O documento terá validade entre 2016 e 2019, mesmo período de vigência do Plano Plurianual (PPA).