Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Serpro cria espaço cidadão e amplia acesso ao governo eletrônico

Notícias

Serpro cria espaço cidadão e amplia acesso ao governo eletrônico

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 02/05/2002A empresa de processamento de dados do Governo Federal, o Serpro, já começou a oferecer à população um serviço gratuito de acesso aos serviços do governo pela Internet. Os computadores foram montados em quiosques nas dez cidades onde a empresa tem instalações, integrando o Projeto Quiosque Rede Governo - uma das ações do Programa Governo Eletrônico, coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O primeiro quiosque foi instalado em Brasília pelo Ministro da Fazenda, Pedro Malan. Até o final de maio o Serpro inaugura outros pontos em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O "Espaço Serpro Cidadão" - que vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas - terá vários computadores e um instrutor treinado para orientar a população a usar os equipamentos.

"Queremos desenvolver na população o hábito de usar a Internet", disse o presidente do Serpro, Wolney Mendes Martins. A empresa pensa em usar o espaço para visitas monitoradas de escolas e associações de moradores, e vai divulgar o projeto nas prefeituras e as associações de moradores.

Wolney Martins lembrou que o cidadão poderá aprender a usar os serviços do governo já oferecidos na Internet, como a solicitação de benefícios da Previdência Social ou o envio de declarações de renda on line.