Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Seminário discute administração de recursos de TI no Governo Federal

Notícias

Seminário discute administração de recursos de TI no Governo Federal

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 21/11/2011 – Ampliar a utilização de serviços públicos oferecidos aos cidadãos por meio da internet é o desafio do governo eletrônico. Esta é a opinião do secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza. A afirmação foi feita durante o II Seminário do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), realizado nesta segunda-feira, 21, em Brasília.

De acordo com o secretário, o governo eletrônico (e-Gov) brasileiro já atingiu uma grande maturidade. Souza cita como exemplos o processo eleitoral e sistema de arrecadação de impostos. Porém, o secretário defende que o desafio do e-Gov está na ampliação da rede de prestação de serviços do governo ao cidadão. “Precisamos intensificar modelos de auto atendimento e o acesso do cidadão, com muita facilidade e maior disponibilidade em termos geográficos, afirma.

Lançamentos

No Seminário, o Ministério apresentou a nova versão dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) e a publicação “Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP.

A versão 2012 do e-PING esteve em consulta pública até o início deste mês. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de vinte contribuições da sociedade sobre como os padrões podem ser melhorados.

O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Com a utilização da e-Ping, diferentes sistemas podem trocar informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas. Isto melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos.

Na prática, a aplicabilidade dos padrões podem ser encontradas na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel pelo eletrônico, e na certificação digital.

Já a publicação “Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP reúne boas práticas em gerenciamento de ações de Tecnologia da Informação dos órgãos integrantes do SISP. A  metodologia pode ser acessada no portal do sistema.