Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Seminário debate melhorias no mapeamento das informações do Governo

Notícias

Seminário debate melhorias no mapeamento das informações do Governo

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 16/10/2007 - A Coordenação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) e a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) realizam nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília, o Seminário Padrões para Intercâmbio de Informações Espaciais.

O objetivo é debater os padrões mais adequados às necessidades da Administração Pública Brasileira que, cada vez mais, precisa georreferenciar informações para melhorar suas políticas públicas. O Georeferenciamento possibilita identificar entre outros dados, por exemplo, a melhor localização de postos do governo para dar atendimento a uma determinada população.

Segundo a diretora de Integração de Sistemas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Nazaré Bretas, a padronização é essencial para que informações espaciais possam ser compartilhadas entre gestores públicos e a sociedade.

No seminário a representante do Open Geospacial Consortion (OGC), Athina Trakas, vai apresentar uma visão geral e as especificações do consórcio, que é reconhecido internacionalmente. A intenção é aprofundar a visão sobre o atual estágio de definição de padrões para intercâmbio de informações espaciais pelo Governo Brasileiro e os avanços indicados a partir da visão OGC.

O evento será no Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde (Bloco G), da Esplanada dos Ministérios, em Brasília e será transmitido em tempo real pelo endereço www.saude.gov.br/emtempoReal.

Tanto a e-PING, como a Concar são coordenadas pelo Ministério do Planejamento e contam com representantes de diversos órgãos do governo.
 

PROGRAMAÇÃO

Terça-Feira: 16/10

9h - Abertura - Panorama de Padronização para Intercâmbio de Informações Espaciais no âmbito do Governo Brasileiro 
- Luiz Paulo Souto Fortes – Diretor de Geociências/IBGE
- Renato Martine -
 
10h30 às 18h - Visão OGC acerca de Padrões para Intercâmbio de Informações Espaciais (programação a cargo de Athina Trakas - Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Europa/OGC)
- Visão geral do consórcio OGC: O que é, condições de funcionamento (adesão, proposição de temas a serem especificados, fluxo de certificação de produtos etc), como se relaciona com governo.
- Visão geral da arquitetura de padrões OGC.
- Visão de interação com outros institutos internacionais de padronização, por exemplo, ISO.
- Apresentação de iniciativa que demonstre os benefícios da adoção dos padrões
 
Quarta-Feira: 17/10

9h - 12h: Apresentação de casos de uso de padrões para intercâmbio de informações espaciais, implantados na administração pública brasileira.
 
14h - 18h: Debate sobre o atual estágio de definição de padrões pelo Governo Brasileiro e avanços indicados a partir da visão OGC.