Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Secretário visita sistema que dá acesso à internet pela rede elétrica

Notícias

Secretário visita sistema que dá acesso à internet pela rede elétrica

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 15/05/2007 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, estará na manhã desta quarta-feira (16/05), em Porto Alegre, para conferir o projeto que utiliza a rede de energia elétrica para acesso à internet no bairro Restinga. Ele estará acompanhado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa), André Imar Kulczynski.

O experimento utiliza a Tecnologia PLC - Power Line Communication – e foi inaugurado pela Prefeitura local no final do ano passado. A tecnologia permite transformar uma rede de distribuição elétrica em uma rede de comunicação de dados, voz e imagem para acesso a serviços como a internet.

O objetivo da visita é conhecer mais detalhes sobre a iniciativa, a performance e os resultados já obtidos com o uso da Power Line Communication no estado. “Essa é uma tecnologia muito promissora para ampliação do acesso à internet, especialmente porque o Projeto Luz para Todos do Governo Federal está contribuindo para a universalização da rede de energia elétrica no país”, salientou.

Na ocasião, o secretário também conhecerá o Centro Administrativo Regional da Restinga onde estão instalados terminais de auto-atendimento ligados à Internet pela Rede PLC e que oferecem serviços como de governo eletrônico da Prefeitura de Porto Alegre e emissão de segunda via de conta de luz.

Rogério Santanna também vai conferir ainda o andamento do piloto de telemedicina da Restinga - um sistema que permite a análise de ecografias obstétricas de rotina em mulheres grávidas do bairro, com acompanhamento, em tempo real através da rede PLC, por médicos especialistas do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas que fica em local distante.

Inclusão digital

O secretário também será o palestrante na reunião do Grupo Temático de Telecomunicaçõe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Ele falará sobre inclusão digital às 16h desta quarta-feira no Teatro do SESI (FIERGS - Sala D4 - 407 - 4º andar).