Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Secretário de TI do Planejamento fala sobre cidades digitais em Porto Alegre

Notícias

Secretário de TI do Planejamento fala sobre cidades digitais em Porto Alegre

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 27/3/2008 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, faz palestra nesta quinta-feira, dia 27 de março, na capital gaúcha, sobre o papel do Governo Federal nas cidades digitais.

Ele falará no Porto Alegre Wireless  – 2º Seminário Nacional de Banda Larga para Municípios. A palestra será às 17h no auditório do Grêmio Náutico União, localizado na Avenida João Obino 300 - Alto Petrópolis.

Para Santanna, é fundamental o incentivo ao uso de tecnologias digitais, sobretudo da conexão em banda larga nos prédios públicos para promover o desenvolvimento do país e do governo eletrônico.

Ele lembrou que o Governo Federal desenvolve um plano para conectar à banda larga às escolas púbicas e que o Ministério das Comunicações financia projetos para desenvolvimento de cidades digitais no país.

Segundo ele, muitos exemplos mostram que não é o tamanho das cidades que determina se elas têm ou não condições de desenvolver projetos avançados de inclusão digital. “É o caso dos municípios de Piraí Digital e Rio das Flores, no Rio de Janeiro, que resolveram muito bem essa questão.” Piraí Digital possui 24.170 habitantes e Rio das Flores apenas 8.192 habitantes.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação também citou como exemplo a cidade de Porto Alegre que já possui uma infovia e tem investido em tecnologias inovadoras nessa área, como a implantação de uma rede pública de conexão em banda larga wireless (sem fio) na cidade e o desenvolvimento do projeto Power Line Communication (PLC) - Internet pela rede elétrica.

O 2º Seminário Nacional de Banda Larga para Municípios é realizado pela Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A cerimônia de abertura contará com a presença do prefeito José Fogaça e outras autoridades do Município de Porto Alegre. O evento se estende até o dia 28 de março e visa disseminar o conhecimento sobre tecnologia de banda larga para municípios, implementação dos aspectos regulatórios, estudos de casos de sucesso e outros.

Local:  Auditório do Grêmio Náutico União - Avenida João Obino 300 - Alto Petrópolis.