Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Santanna fala nos EUA sobre o uso das TICs no Brasil

Notícias

Santanna fala nos EUA sobre o uso das TICs no Brasil

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 8/5/2008 - Os avanços alcançados na área de inclusão digital e as iniciativas para ampliar ainda mais esse acesso, os esforços para compartilhar softwares e soluções de governo com a sociedade e as principais aplicações em governo eletrônico no Brasil serão apresentados durante a Conferência Mundial dos Desenvolvedores Java - JAVAONE Sun´s 2008. O evento ocorre de 06 a 10 de maio de 2008, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A palestra sobre como o país utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) será proferida pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, nesta quinta-feira, dia 08 de maio. “Os indicadores do Brasil nessa área são muito bons, hoje o país já é o quinto maior mercado de computadores do mundo e está crescendo a utilização da internet”, salientou.

Segundo ele, os dados da mais recente Pesquisa TIC Domicílios 2007 mostram avanços significativos no acesso ao computador e à Internet no Brasil e indicam que estão no caminho certo as políticas públicas desenvolvidas para inserção dos cidadãos brasileiros na sociedade da informação. A TIC Domicílios é realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação em parceria com a Ipsos Public Affairs.

Esse levantamento mostra que o número de pessoas que já utilizaram a internet cresceu 6% em relação a 2006 chegando a 34% em 2007. Os dados verificaram ainda que pela primeira vez mais da metade da população consultada já teve acesso ao computador. Um percentual de 53% dos entrevistados informaram que já usou o computador sendo 40% desse percentual considerados usuários efetivos do equipamento.

Ele disse ainda que a participação do Brasil nesse evento é um reconhecimento importante às iniciativas do país na área de software livre e, sobretudo, no uso da linguagem Java que é utilizada no sistema de declaração do imposto de renda e do novo sistema de compras eletrônicas do Governo Federal Brasileiro. O Java adota padrões abertos e é uma das principais linguagens adotadas no desenvolvimento de sistemas no mundo.

Entre as iniciativas que o secretário vai apresentar na Conferência está o  Programa Banda Larga nas Escolas, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último mês. Essa iniciativa vai possibilitar que todos os alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio situadas na área urbana das cinco regiões do Brasil tenham acesso à Internet banda larga até o final de 2010.

Isso representa uma cobertura de 83% dos alunos de escolas públicas matriculados em mais de 56 mil escolas da rede urbana do país pelos próximos 17 anos, conforme acordo estabelecido entre o Governo Federal e as operadoras de telefonia fixa. Para Santanna, esse programa vai revolucionar a educação e o processo de aprendizagem no Brasil e mudar radicalmente o quadro de acesso às TIC, especialmente porque a maioria dos internautas brasileiros tem idades entre 10 e 24 anos. O serviço vai beneficiar 37,1 milhões de estudantes quando estiver plenamente implantado.

Clique aqui para ver apresentação da palestra. (arquivo em pdf)