Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Rio Grande do Sul assinará acordo para garantir acessibilidade na web

Notícias

Rio Grande do Sul assinará acordo para garantir acessibilidade na web

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Técnicos do Planejamento vão treinar os gestores gaúchos responsáveis por sítios institucionais

Brasília, 14/3/2013 – Será firmado amanhã (sexta-feira, 15) acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) para estabelecer critérios de acessibilidade digital e governo  eletrônico que deverão ser observados e compartilhados em programas e ações do governo estadual.

O documento será assinado pela titular da SLTI, Loreni Foresti, e pela presidente da Faders, Marli Conzatti, durante o Seminário de Acessibilidade na WEB, em Porto Alegre (RS). No encontro, os técnicos do Ministério do Planejamento capacitarão e treinarão gestores locais e responsáveis pelos sítios institucionais, para garantir a universalização do acesso à web no estado.

A programação conta com palestras, apresentação de casos e oficinas sobre acessibilidade. Os especialistas da SLTI levarão esclarecimentos sobre os mitos relacionados à acessibilidade, os padrões de governo eletrônico e o Ases, ferramenta que faz avaliação automática de acessibilidade nos sítios.

Os participantes poderão conhecer, na prática, como avaliar a acessibilidade de sítios seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico, o e-MAG. “São informações que facilitam a navegação na web para indivíduos com baixa visão, por exemplo, explicou Loreni Foresti.

O Seminário sobre Acessibilidade na Web é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretária de Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com Faders no RS, pela SLTI/MP, e pelo Comitê Gaúcho de Acessibilidade.

Para saber mais sobre as palestras e as oficinas, consulte a programação completa.

Inscrições: www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br