Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Região Norte sediará Oficina para Inclusão Digital

Notícias

Região Norte sediará Oficina para Inclusão Digital

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 18/9/2008 - Os desafios da inclusão digital na Amazônia, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável estarão em debate na 7ª Oficina para Inclusão Digital, que ocorrerá de 4 a 7 de novembro, em Belém do Pará.

É a primeira vez que a Região Norte abriga a Oficina, evento de maior abrangência nacional na temática da inclusão digital. Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador foram palco das edições anteriores, iniciadas em 2001.

Este ano, em conjunto com o comitê organizador, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento – SLTI/MP realiza o evento em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT, do Governo do Pará.

A 7ª Oficina para Inclusão Digital é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

Tem como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão digital, com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento do país.

A Oficina visa aproximar pessoas que trabalham diretamente na implementação, formação e nas áreas técnicas dos grandes temas da atualidade em torno da inclusão digital.

Segundo o Secretário-Adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, Rodrigo Assumpção, o evento reafirma o compromisso do governo federal com os profissionais que efetivamente atuam na ponta dos projetos de inclusão digital, atendendo à população nos telecentros em todas as regiões do país.

A 7ª Oficina contará com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso e, ainda, consolidará um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes.

Os principais temas que estarão em debate são: inclusão digital na Amazônia; conectividade em banda larga; inclusão digital e meio ambiente; ampliação do papel dos telecentros e redes comunitárias; formação para uso das TICs no desenvolvimento local; e os papéis do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil na inclusão digital.

Durante o evento, está previsto um encontro latino-americano de iniciativas de recondicionamento de computadores, com foco no reuso de equipamentos para a inclusão digital em escala nacional, bem como na separação, reciclagem e disposição final de resíduos eletro-eletrônicos de informática.

Participam da 7ª Oficina gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores e monitores telecentros e outras iniciativas de inclusão digital; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, acadêmicos e especialistas; e interessados no tema.

A organização da Oficina conta com a participação do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, e das seguintes entidades da sociedade civil: Sampa.org, RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor, Cidadania Digital, Coletivo Digital e Projeto Saúde & Alegria.