Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Projeto CI doa mais de 6 mil equipamentos recuperados para a inclusão digital

Notícias

Projeto CI doa mais de 6 mil equipamentos recuperados para a inclusão digital

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 11/3/2008 - Iniciativas de inclusão digital foram beneficiadas com os 6.752 equipamentos recuperados pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) instalados em Porto Alegre, Guarulhos (SP) e Gama (DF). Os CRC fazem parte do Projeto Computadores para Inclusão (projeto CI) que visa implantar no país uma rede nacional de recondicionamento de equipamentos de informática descartados por órgãos públicos, empresas e também pessoas físicas.

Já foram doados 3.317 CPUs, 3.234 monitores e 201 impressoras a 81 escolas e a 169 telecentros, bibliotecas e outros projetos de inclusão digital do país desde a implantação do primeiro CRC em Porto Alegre, no ano de 2006.


Novos parceiros do Projeto CI visitam CRC do Gama

Máquinas que antes não tinham mais utilidade agora são utilizadas por milhares de pessoas que freqüentam esses espaços públicos de acesso à internet.


CRC de Porto Alegre

Inspirada no projeto canadense “Computadores para escola”, a iniciativa brasileira contribui para ampliar o número de pessoas com acesso às tecnologias da informação.

“Um país como o nosso não pode desperdiçar nenhum micro computador em condições de ser utilizado”, frisou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. 


CRC do Gama, no Distrito Federal

Além disso, destacou o secretário, o projeto oferece qualificação profissional para centenas de jovens carentes do país. Atualmente, cerca de 230 bolsistas atuam nos centros de Porto Alegre, Guarulhos (SP) e Gama (DF).

Segundo Santanna, o parque computacional do Governo Federal é de aproximadamente 300 mil máquinas e parte dessas máquinas são renovadas a cada ano. Desde a sua implantação, o projeto já recebeu 21.872 equipamentos para recuperação, sendo 9.202 CPUs, 8.552 monitores e 4.118 impressoras.

Entre os principais doadores de equipamentos ao projeto estão: Ministério do Planejamento; Ministério da Saúde; Presidência da República; Imprensa Nacional; Receita Federal; Ministério da Previdência, INSS, Dataprev; Serpro; Refap/Petrobrás; Intel; Tribunal Regional do Trabalho –TRT; Agência Nacional de Águas – ANA; Anatel; ABIN; Justiça Federal; BACEN e Ministério de Minas e Energia.

O Projeto Computadores para Inclusão é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil e os Ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE) que também participam da Coordenação Nacional.

Para viabilizar o projeto, o Governo estabelece parcerias com instituições locais que se responsabilizam pela manutenção e funcionamento das unidades.

Os CRC atuais são de responsabilidade da Associação de Apoio a Família, ao Grupo e a Comunidade (Afago-DF), com apoio da Fundação Banco do Brasil e da ONG Programando o Futuro, no Distrito Federal; Centro Social Marista em Porto Alegre; e Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais em Guarulhos (SP).

Beneficiários
Podem solicitar equipamentos de informática recondicionados iniciativas de inclusão digital tais como telecentros comunitários, escolas públicas e bibliotecas.

As solicitações devem ser realizadas pelo preenchimento do formulário de cadastro disponível em http://www.governoeletronico.gov.br/projetoci, que deve ser enviado para avaliação pela Coordenação Nacional. O endereço para envio das solicitações é: projeto.ci@planejamento.gov.br.

Doações de equipamentos:
Órgãos da administração pública federal, segundo o Decreto nº 99.658/90, podem realizar doação de bens inservíveis à instituições sem fins lucrativos reconhecidas como de utilidade pública em nível federal e à Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs, naturezas jurídicas das entidades hospedeiras dos CRCs.

Os órgãos públicos federais podem transferir a essas entidades, por meio de doação, materiais classificados como antieconômicos ou irrecuperáveis, seguindo os regimentos internos de cada órgão.

As empresas e órgãos públicos interessados em doar equipamentos devem contatar a gerência executiva do Projeto CI pelo e-mail projeto.ci@planejamento.gov.br, informando a quantidade, a configuração e a localização dos equipamentos que pretendem disponibilizar.

Já as pessoas físicas interessadas em doar equipamentos ao projeto devem entrar em contato diretamente com os Centros nos seguintes contatos:

CRC-CESMAR
União Sul-Brasileira de Educação e Ensino – USBEE/ Centro Social Marista de Porto Alegre – CESMAR
Estrada Antônio Severino, nº 1.493, bairro Mário Quintana
Porto Alegre - RS
CEP 91250-330
Telefone: (51) 3366-3817
E-mail:
cesmar@maristas.org.br
www.maristas.org.br

CRC-OXIGÊNIO
Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais
Rodovia Helio Smitd, s/n, Aeroporto
Guarulhos - SP
CEP  07100-000
Telefone: (11) 3051-3420/6445-4932
E-mail:
assessoria@oxigenio.org.br; crc.guarulhos@oxigenio.org.br
www.oxigenio.org.br

CRC-BRASÍLIA/GAMA
Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade - AFAGO-DF
Setor Industrial Leste, Quadra 06, Lotes 20, 40, 60 e 80
Gama Leste – Brasília - DF
CEP 72445-060
Telefone: (61) 3484-5691
E-mail:
crc@crcgamadf.org.br
www.crcgamadf.org.br