Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público é apresentado em Angola

Notícias

Portal do Software Público é apresentado em Angola

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 26/6/2008 - A experiência do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) será apresentada no continente africano durante o 1º Fórum de Software Livre de Luanda, que ocorre entre os dias 26 e 27 de junho, em Angola.

Além da apresentação sobre o funcionamento dessa iniciativa, prevista para o primeiro dia do evento, também serão realizadas reuniões entre o governo brasileiro e o angolano para tratar de ações envolvendo o compartilhamento e colaboração de soluções entre os dois países. O Portal do Software Público é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

Na avaliação do coordenador do portal, Corinto Meffe, a experiência de compartilhamento inaugurada pelo governo brasileiro tem chamado atenção de outros países. “Não se trata somente de disponibilização de soluções, mas de uma preocupação com o todo o ecossistema que envolve a produção de softwares, ou seja, com a demanda por soluções, por prestadores de serviço e pela cadeia de desenvolvimento”, destacou Meffe.

A experiência do Portal do Software Público Brasileiro também será apresentada neste ano em eventos na Argentina, Peru e Venezuela. A iniciativa conta com mais de 22 mil usuários, 15 soluções disponibilizadas e mais de 110 prestadores de serviços já cadastrados.

Mercado Público Virtual
Outra iniciativa brasileira que estará em destaque no Fórum em Luanda é o Mercado Público Virtual (
www.mercadopublico.gov.br). O espaço é coordenado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD), em parceria com a SLTI, e foi organizado para facilitar o acesso aos cadastro de prestadores de serviço às soluções públicas e livres disponibilizadas no Portal do Software Público.

A intenção  é fortalecer o contato entre o usuário que demanda por determinada solução e a oferta de serviços. Para facilitar esse atendimento, nesta semana ocorreu a integração com o Portal Software Público. Agora os usuários das soluções livres disponibilizadas pelo Governo Federal nesse ambiente podem acessar diretamente os prestadores de serviços do Mercado Público Virtual.

As consultas podem ser realizadas por solução, por estado e por tipo de serviço e o cadastro permite verificar, ainda, as informações detalhadas de cada prestador de serviço e as suas respectivas contribuições.

Atualmente existem mais de 110 prestadores cadastros, entre empresas e pessoas físicas em todas as regiões do país. O sistema de inventário Cacic é o que possui o maior número de registros – 57. Os interessados em prestar serviços para as soluções do Portal do Software Público podem cadastrar-se www.mercadopublico.gov.br.