Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público disponibiliza solução livre na área médica

Notícias

Portal do Software Público disponibiliza solução livre na área médica

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 9/11/2007 -O InVesalius é o primeiro software da área da saúde a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), nesta sexta-feira, 9 de novembro. A solução já era disponibilizada gratuitamente, mas apenas agora teve seu código aberto como Licença Pública Geral (GPL).

A ferramenta permite criar modelos virtuais tridimensionais de estruturas anatômicas a partir de imagens planas de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo. O nome, InVesalius, é uma homenagem ao médico belga Andreas Vesalius, que nasceu em Bruxelas em 31 de dezembro de 1514.

Desenvolvido em 2001 pelo Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) do Ministério da Ciência e Tecnologia, o software também possibilita reconstruir pelo computador modelos virtuais e até mesmo réplicas tridimensionais em tamanho natural de estruturas anatômicas como crânios, mandíbulas e sistemas vasculares através do uso de prototipagem. O objetivo é fornecer ao médico uma visão mais clara da situação clínica do paciente.

O chefe de divisão do CenPRA, Jorge Silva, destacou a importância da disponibilização da solução no Portal do Software Publico Brasileiro. Na sua opinião, isso vai facilitar o processo de integração entre desenvolvedores e usuários e a organização de uma comunidade.

Ele lembrou que o software está em desenvolvimento há cerca de cinco anos e tem se mostrado de grande utilidade para os profissionais da área de saúde no Brasil. Mesmo assim, segundo Silva, apesar de já contar com quase dois mil downloads da ferramenta, sendo muitos do exterior, o acesso ainda era muito limitado e o suporte pouco sistematizado.

Administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, o Portal do Software Público é um ambiente colaborativo que disponibiliza soluções livres desenvolvidas no âmbito dos Governos Federal, estaduais e municipais para o aprimoramento dos aplicativos ali disponibilizados.

Com esse compartilhamento, conforme o titular da SLTI, Rogério Santanna, há a melhoria das soluções e evolução das suas linguagens. Atualmente, outras nove soluções já estão disponíveis no Portal do Software Público e o número de membros das suas comunidades já ultrapassa 11 mil.

 O lançamento da solução InVesalius no Portal do Software Público Brasileiro ocorreu durante o 3º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, que ocorre entre 8 e 10 de novembro,  no Rio de Janeiro.