Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público disponibiliza primeira solução desenvolvida pelo Legislativo

Notícias

Portal do Software Público disponibiliza primeira solução desenvolvida pelo Legislativo

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 3/4/2009 - Já está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) uma solução para mapear conhecimentos, habilidades e competências individuais dos recursos humanos de um órgão público ou instituição. Trata-se do Banco de Talentos, um software livre desenvolvido pelo Centro de Informática da Câmara dos Deputados.

De acordo com o coordenador do projeto, Fabiano Peruzzo, o objetivo é facilitar a alocação de recursos humanos e a busca de talentos de acordo com os perfis necessários. Ele disse que a solução, já utilizada por diversos órgãos do setor público, possibilita uma análise contínua da evolução das competências e habilidades dos funcionários.

O Banco de Talentos é a primeira solução desenvolvida pelo Poder Legislativo a ser disponibilizada no Portal do Software Público e a intenção, segundo o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, é dispor nesse ambiente outras soluções desenvolvidas pela casa.

Na última semana também foi disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro a solução Amadeus para a gestão de aprendizagem a distância. O software permite integrar diversos dispositivos como internet, celular e Personal digital Assistants (PDAs).
 
Compartilhamento
 
O Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar softwares que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Outras 21 soluções estão disponíveis nesse ambiente desenvolvidas por órgãos do governo federal, universidades, empresas, além de municípios. Os seus códigos-fontes estão acessíveis a todos os interessados, mediante cadastramento.
 
O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população. Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico guialivre@planejamento.gov.br. O Portal do Software Público é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.