Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público disponibiliza ambiente para desenvolvimento em Java

Notícias

Portal do Software Público disponibiliza ambiente para desenvolvimento em Java

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 24/9/2008 – A solução WebIntegrator, desenvolvida pela empresa ITX Tecnologia da Informação, já está disponível à sociedade no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A sua disponibilização ocorreu durante o encerramento do Seminário Linux Park, realizado em Brasília nesta terça-feira, dia 23 de setembro e foi assinada pelo secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, Rodrigo Assumpção, e pelo diretor da ITX Tecnologia da Informação, Ricardo Masstalerz.

 

Segundo Masstalerz, o  WebIntegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria para os desenvolvedores de softwares facilidades de uso e acelera o seu aprendizado técnico. Ele acrescentou que a linguagem Java é bastante complexa e exige cerca de um ano e meio para que um desenvolvedor consiga dominá-la completamente.

 

“Essa solução reduz a curva de aprendizado técnico para duas semanas, salientou o diretor da ITX Tecnologia da Informação. O Java adota padrões abertos e é uma das principais linguagens adotadas no desenvolvimento de sistemas no mundo.

 

Para Masstalerz, a disponibilização da solução no Portal do Software Público é a forma mais rápida e eficiente para a criação de uma comunidade de compartilhamento de forma que todos possam usufruir de suas funcionalidades além de colaborar para sua evolução.

 

Na ocasião, o secretário adjunto da SLTI destacou a relevância do Portal do Software Público para o software livre no Brasil e lembrou que a Instrução Normativa N° 4 determina que os órgãos do Governo Federal devem verificar antes de realizar uma contratação se as soluções que pretendem contratar não estão disponíveis no Portal do Software Público ou  se há similares utilizados em outros órgãos do governo.

 

A IN N° 4 foi publicada em maio desse ano pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e visa qualificar o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelo Governo Federal.