Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público completa cinco anos

Notícias

Portal do Software Público completa cinco anos

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 10/4/2012 – O Portal do Software Público Brasileiro (SPB) comemora cinco anos de existência em 2012. Para celebrar, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) realiza, nesta quinta-feira (12), no auditório do bloco K, às 9h, em Brasília, evento para debater o futuro do portal, novas oportunidades para o modelo e melhores formas de ampliar o ecossistema do software público.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição em um ambiente virtual disponibilizado no portal ou acompanhar a transmissão por meio do SPB.

Desde a sua criação, a proposta do portal é compartilhar soluções públicas desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal, e também por universidades, empresas e pessoas físicas. O uso desses aplicativos pode ser útil aos órgãos públicos e à sociedade, ao proporcionar aumento da eficiência na gestão e redução de custos com a compra de softwares licenciados.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, a conquista mais importante do SPB foi ter se tornado uma ferramenta útil para a gestão pública. “O portal se tornou fundamental para a administração dos municípios, por exemplo. Uma melhoria feita em um software por uma cidade pode ser apropriada por outra sem custos de licenciamento“, explica.

Entre as aplicações disponíveis no ambiente virtual, 11 são exclusivas para modernizar a gestão municipal. Além de oferecer as soluções públicas, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) também incentiva a troca de experiências entre os gestores das cidades brasileiras. Um exemplo disso está no software e-cidade, cuja comunidade no sítio brasileiro possui mais de oito mil membros.

A experiência do SPB também já foi reconhecida em premiações nacionais e internacionais. Em março deste ano, o ambiente virtual conquistou a 2ª colocação no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O portal, gerenciado pelo ministério, conta atualmente com 130 mil usuários, 56 aplicativos livres, cerca de 500 prestadores de serviços e 18 países que utilizam o sítio.

Contratações

O governo federal assinou, no início deste ano, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN), o seu primeiro contrato de prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) baseado em soluções disponíveis no SPB. As empresas vencedoras do certame vão desempenhar funções nas áreas de instalação, suporte, consultoria, garantia de funcionamento e desenvolvimento dos aplicativos Cacic, Oasis e Lightbase. Até o fim de 2012, outros órgãos também devem aderir à ata de preços e contratar os serviços.