Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Governo será lançado até final de junho

Notícias

Portal do Governo será lançado até final de junho

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 20/05/2002Até o final de junho será lançado o Portal Corporativo do Governo Federal (antiga Intranet), que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nesta primeira versão, o Portal estará integrado ao Serviço de Diretório do Governo Federal.

O Portal Corporativo vai se transformar na nova ferramenta de trabalho do dirigente público, pois ele será a única porta de entrada para chegar às informações necessárias ao seu trabalho. Isso facilitará o acesso a todos os Sistemas do Governo Federal (patrimônio, orçamento, financeiro, folha de pagamento etc).

O novo Portal contará, ainda, com ferramentas de colaboração, o que permitirá a integração entre os dirigentes. Os usuários terão em sua área de trabalho recursos interativos, como fóruns e salas de discussão. A idéia é que os diversos grupos de trabalho do governo façam do Portal sua mesa de trabalho virtual, reduzindo custos e agilizando decisões.

O Serviço de Diretório do Governo Federal - que reúne em um único ambiente os endereços eletrônicos e dados dos servidores da administração federal - servirá como base dados. Além deles, o Diretório armazenará o perfil de segurança dos usuários do Portal.

Com o tempo o Diretório terá outras aplicações, o que permitirá ao Governo centralizar a administração de usuários dos seus sistemas, que hoje se encontram espalhados em diversas bases de dados. Isso aumentará a segurança e a eficiência da gestão.