Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal de inclusão digital

Notícias

Portal de inclusão digital

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 6/6/2006 - Esta disponível  ao público, desde hoje,  o Portal de Inclusão Digital do Governo Federal www.inclusaodigital.gov.br que reúne informações sobre as diferentes iniciativas  governamentais   nesta área. Além de notícias, documentos e informações sobre eventos em inclusão digital, também estão disponíveis serviços de governo eletrônico focados para usuários de telecentros.

O Portal de Inclusão Digital foi   oficializado  nesta terça-feira  ,   durante a 5ª Oficina para a Inclusão Digital que ocorre em Porto Alegre, no Salão de Atos da PUC. A iniciativa é do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Comitê Executivo de Governo Eletrônico, do Governo Federal. O portal será gerenciado pelo Ministério do Planejamento através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), coordenando conteúdos produzidos pelos órgãos.

Segundo o secretário adjunto da SLTI e coordenador do Comitê de Inclusão Digital, Rodrigo Assumpção, há uma grande demanda de diferentes setores da sociedade e do governo para a disponibilização de informações e documentos na área de inclusão digital.

Esse portal sistematiza essas informações, permite a troca de experiências, o estudo e a comparação das iniciativas em andamento e, de posse desses dados, a tomada de decisões por parte dos agentes públicos e da sociedade, avaliou.   Para Assumpção  é mais um canal para a sociedade conhecer as iniciativas de inclusão digital  ,  seja para acessá-las diretamente enquanto beneficiários  ,   seja para reunir as informações para executar os seus próprios projetos  . 

Numa segunda etapa serão integrados ao portal os dados do Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID), que está realizando o cadastro de telecentros, centros de inclusão digital, infocentros ou outros espaços coletivos sem fins comerciais de uso de tecnologia digitais conectados à Internet. As entidades podem se cadastrar por meio do endereço onid@planejamento.gov.br .

5ª Oficina

A 5ª Oficina para a Inclusão Digital reúne até sexta-feira, 9 de junho, especialistas na área de inclusão digital do governo e da sociedade civil para avaliar os avanço dessas iniciativas no Brasil e no contexto latino-americano. A promoção é da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, em parceria com as ONGs Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), Comunicação, Educação e Informação em Gênero (Cemina), Cidadania Digital e Coletivo Digital, além do apoio da Prefeitura de Porto Alegre e da Província Marista do Rio Grande do Sul. A programação completa está disponível no portal http://www.idportoalegre.com.br/ .