Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal corporativo do governo em software livre já está no ar

Notícias

Portal corporativo do governo em software livre já está no ar

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 09/12/2003 - Já está no ar a primeira versão do Portal Governo (intranet do governo federal) em software livre. A migração foi feita em 21 de novembro passado, mas só foi apresentada no último dia 25 junto com o programa Zope/Plone - ferramenta utilizada para conversão do portal.

O Portal Governo, mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é um ambiente de acesso restrito e seguro utilizado pela Administração Pública Federal, que reúne as ferramentas necessárias às atividades gerenciais, provendo informações, acesso a aplicativos e uma estrutura de trabalho colaborativa aos seus usuários. Apesar de rodar em plataforma livre, o portal poderá ser acessado pelos principais navegadores, proprietário e livre.

O Zope/Plone foi homologado pela Fábrica de Sítios do Serpro e é uma poderosa ferramenta para a gestão de portais no setor público. É usado pelo governo australiano, pelo Bank Boston e pela Nasa. No Brasil, já foi adotado pelo Congresso Nacional, Jornal do Brasil, Revista Época e pelo portal América Online.