Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento vai acompanhar ações de TI em órgãos do governo

Notícias

Planejamento vai acompanhar ações de TI em órgãos do governo

Iniciativas para melhorar políticas públicas começam a ser avaliadas

publicado:  17/03/2016 17h57, última modificação:  17/03/2016 18h14

Representantes de 28 órgãos públicos participaram hoje (17) da primeira reunião de execução e monitoramento das ações estabelecidas nos “Planos de Trabalho de Alocação de Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs) ”. Os documentos foram assinados no início de 2016 durante a recepção dos 192 novos servidores públicos. Os ATIs tomaram posse no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e atuam nos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

“Começamos a implementar a sistemática de monitoramento para que façamos um acompanhamento da evolução desses projetos e iniciativas pactuadas até o final do próximo ano”, afirmou Cristiano Heckert, secretário de Tecnologia da Informação do MP.

As ações do plano estão divididas em grupos como “projetos estratégicos dos órgãos”, “princípios e objetivos da Estratégia de Governança Digital (EGD)” e “melhoria dos processos estruturantes de governança e gestão de TI”. Heckert explicou que cada documento contém metas de melhoria de desempenho das políticas públicas e dos serviços prestados ancorados em Tecnologia da Informação (TI) por órgão.

Entre as iniciativas que serão avaliadas está a implantação de serviços públicos digitais. Neste primeiro semestre, a meta é cadastrar 100% dos serviços ofertados no Portal de Serviços do Governo Federal (servicos.gov.br). Já até dezembro de 2017, os órgãos terão que ofertar 50% de seus serviços pela internet.

Num primeiro momento, serão monitoradas dez ações em implantação pelos órgãos. Além dos serviços públicos digitais, serão analisadas, por exemplo, a abertura de dados, acessibilidade digital, computação em nuvem e o alinhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) à Estratégia de Governança Digital (EGD).

Escritório de Projetos

Para auxiliar o trabalho dos órgãos, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) criou um Escritório de Projetos. Desta maneira, a STI atuará para promover o treinamento dos servidores, fornecer estrutura de apoio e consolidar o status do estágio dos planos de trabalho. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o escritório pelo seguinte endereço eletrônico: sisp@planejamento.gov.br