Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento seleciona soluções de TI aplicáveis ao setor público

Notícias

Planejamento seleciona soluções de TI aplicáveis ao setor público

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 9/11/2009 –  Os interessados em disponibilizar à sociedade soluções para a gestão de tecnologia da informação aplicáveis ao setor público podem encaminhar as propostas ao Governo Federal até o dia 14 de novembro. Serão aceitos softwares de gestão de tecnologia da informação que estejam em produção em pelo menos um ente público.

As iniciativas aprovadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento serão disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). Atualmente, 34 soluções estão disponíveis neste ambiente nas mais diversas áreas como educação, TV digital e gerenciamento de contratos.

Entre elas, está o sistema e-cidade de gestão integrada para prefeituras que permite integrar áreas diversas do município como educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos. Além disso, possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão.

As empresas privadas, órgãos públicos, universidades, entidades privadas sem fins lucrativos e centros de pesquisas interessados em dispor suas soluções no Portal do Software Publico devem encaminhar as informações por meio do endereço https://www.consultas.governoeletronico.gov.br/ConsultasPublicas/andamento.do?acao=confirmarPesquisaAndamento

Comentários, pedidos de esclarecimentos e propostas também podem ser enviados pelo endereço eletrônico guialivre@planejamento.gov.br.
Serão consideradas ainda as contribuições encaminhadas por carta registrada até o dia 13 de novembro de 2009, para o seguinte endereço: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, Sobreloja, Sala 133, 70046-900 - Brasília – DF.

TI para os municípios

Durante os dias 27 e 28 de outubro foi realizado em Brasília o maior evento de Tecnologia da Informação para os municípios: o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) para os Municípios Brasileiros. Além do sistema e-cidade, na ocasião foram disponibilizadas as soluções MDArte e PW3270 desenvolvidas, respectivamente, pela Marinha Brasileira e pelo Banco do Brasil.

O MDArte permite a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação, entre outras funcionalidades. Já o PW3270 visa facilitar o acesso a ambientes computacionais de grande porte.

Cerca de 1,5 mil pessoas participam do evento, promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e com o apoio do Ministério das Cidades, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento e da Subchefia de Assuntos Federativos /SRI/PR.

O encontro reuniu prefeitos, secretários e gestores municipais e técnicos da área de TI que participaram de palestras, oficinas, workshops e debateram as soluções voltadas à qualificação dos serviços públicos nessa área e as inovações relativas às ferramentas já disponibilizadas à sociedade pelo Portal do Software Público Brasileiro.