Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento reúne Analistas em Tecnologia da Informação em encontro

Notícias

Planejamento reúne Analistas em Tecnologia da Informação em encontro

Iniciativas do ministério na área foram apresentadas

publicado:  09/10/2015 15h26, última modificação:  09/10/2015 15h34

Cerca de 115 servidores públicos participaram hoje, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), do 2º Encontro dos Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs). O objetivo do evento foi atualizar os profissionais sobre as iniciativas do MP no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O MP é o órgão central do sistema.

Na abertura do encontro, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, destacou o Decreto 8.539, publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU), e que dispõe sobre o uso de meios eletrônicos na tramitação de processos na Administração Pública Federal (APF). “Nós temos coordenado o Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tem causado uma verdadeira revolução aqui na Esplanada. Quem trabalha em um dos 14 órgãos que já adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pode testemunhar o quanto a ferramenta muda para melhor o dia a dia de trabalho dos órgãos”, explicou.

A norma estabelece o prazo para que os 222 órgãos integrantes do Sisp comecem a tramitar eletronicamente seus documentos. “Temos seis meses para que todos os órgãos apresentem um cronograma de implantação para a SLTI e temos dois anos para que todos estejam de fato em produção com o sistema. Nossa esperança é que em dois anos contados a partir de hoje não haja mais tramitação de processos em papel em nenhum dos órgãos”, disse Heckert. Atualmente, já existem 14 órgãos utilizando o SEI, outros 34 em processo de implantação e um total de 109 órgãos que já estão envolvidos com o PEN.

Estratégia

Outra ação apresentada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) durante o evento foi a proposta da Estratégia de Governança Digital (EGD). Alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro de 2015 pela Presidenta Dilma Rousseff, a EGD coloca a Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) para viabilizar o acesso à informação, promover melhores serviços governamentais e ampliar a participação social.

Para Eviston Borges, chefe da divisão de sistemas do Ministério das Comunicações (Minicom), o encontro com os dirigentes da SLTI foi proveitoso para entender o papel dos ATIs na EGD. “Essa proposta de ter contato direto é extremamente positiva porque você tem uma informação segura. É um canal direto onde eles podem ouvir os ATIs”, disse.

A EGD será publicada ainda este ano e terá validade para todos os órgãos do Sisp entre 2016 e 2019.