Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento recebe dois prêmios de Governo Eletrônico

Notícias

Planejamento recebe dois prêmios de Governo Eletrônico

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

 

Ministro Guilherme Dias

Brasília, 03/12/2002 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foi duas vezes contemplado no I Prêmio E-Gov - Excelência em Governo Eletrônico, instituído com o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas de governança eletrônica nas administrações federais, estaduais e municipais.

A cerimônia de premiação, em Brasília, aconteceu nesta segunda-feira, dia 2, com a presença do Ministro Guilherme Dias, do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Solon Lemos Pinto, e a participação de cerca de 300 pessoas de todo o país.

Os vencedores do Planejamento foram o SPIUnet - sistema criado para administrar os imóveis da União, coordenado pela Secretaria de Patrimônio da União -, que recebeu o 1º Prêmio na categoria Governo para Governo (G2G), e o Portal Rede Governo, que reúne

1,7 mil serviços no endereço www.e.gov.br , menção honrosa de Excelência em Governo Eletrônico.

 

O Ministro Dias saudou a iniciativa, organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Processamento de Dados (ABEP) e a Fundação Getúlio Vargas/EBAPE. Guilherme Dias ressaltou algumas conquistas recentes na área de governo eletrônico, obtidas graças ao uso exemplar das tecnologias de informação e comunicação.

"Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de competitividade na infra-estrutura de rede de

tecnologia da informação na América Latina. O Fórum, que avaliou 82 países, colocou o país em 8º lugar nos serviços governamentais on-line e no uso de e-mail para correspondência, e em 10º lugar no uso de redes governamentais", lembrou o Ministro. Dias acredita que o Prêmio E-gov é um incentivo para "consolidar iniciativas exemplares do setor público comprometido com bons resultados".

A Agência Virtual da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - Sabesp recebeu o I Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, disputado por 169 concorrentes de todo o país. Os demais premiados foram a Proposta Orçamentária de Minas Gerais - IntraMG - Intraminas/Prodemg e o Portal Saúde - DATASUS/SE/MS, na área Governo para Governo, com iniciativas que visam a qualidade da integração entre os serviços governamentais, envolvendo ações de reestruturação e modernização de processos e rotinas.

Na área Governo para Cidadão (informações e serviços dirigidos aos cidadãos; interação direta entre o usuário e o governo e inclusão digital, considerando tanto meios virtuais como físicos), saíram vencedores a Receita 222 - Secretaria da Receita Federal; o Boletim de Ocorrência on-line, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, e os 60 serviços on-line da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul.

Na categoria Governo para Negócios (projetos voltados para a disponibilização de informações e serviços aos investimentos e negócios, e apoio à atratividade e desenvolvimento de negócios em uma região específica), as premiações ficaram com o Banco do Brasil e sua Disponibilização de Sistemas sem custos para o setor público e licitações; a Biblioteca Virtual do Instituto de Pesquisas Informacionais do Ceará, e o Portal da Secretaria de Fazenda de Pernambuco.