Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento realiza oficina de dados abertos

Notícias

Planejamento realiza oficina de dados abertos

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 18/6/2012 – Dialogar com os órgãos públicos formas de disponibilizar dados e informações no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br). Este é o objetivo do Workshop de Catalogação de Dados Abertos, que será realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 26 de junho, a partir das 9h, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O Portal, que é gerenciado pelo Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), foi colocado à disposição dos cidadãos no início de maio após ser construído de maneira colaborativa, a partir da participação da sociedade civil especializada.

A elaboração do dados.gov.br foi realizada por meio de plataformas abertas, como o software livre disponibilizado pela Open Knowledge Foundation (OKFN), que também foi utilizado no portal de dados abertos da Inglaterra, uma das referências no setor.

O novo sítio pretende disponibilizar, num prazo de até três anos, informações dos órgãos públicos federais e assim se tornar uma fonte de subsídio para pesquisadores, empresas, comunidade de Tecnologia da Informação (TI), gestores públicos e ser também acessado pela sociedade em geral.

O secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, enfatiza a importância da participação dos órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) no workshop.

“Somente em parceria com essas instituições poderemos aumentar o catálogo de dados públicos disponíveis para a população, afirma Delfino.

Podem participar do evento servidores públicos que cuidam da gestão e publicação de dados e informações, atuam com a Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527, de novembro de 2011) e também aqueles que são da área de TI.

Para se inscrever, é necessário o preenchimento de um formulário. O workshop também será transmitido online pela página do portal.

INDA

A Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) é a metodologia a ser utilizada pelos órgãos públicos para divulgar os dados de maneira aberta no dados.gov.br.

O objetivo é padronizar a divulgação e a publicidade de dados e informações da administração pública federal. Para auxiliar o trabalho dos órgãos, a equipe da SLTI publicou a “Cartilha de Publicação de Dados Abertos no Brasil, disponível em no portal.

A disponibilização dos dados abertos está prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011), que entrou em vigor no dia 16 de maio e também faz parte das ações do governo federal dentro do plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).