Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento realiza curso para desenvolver melhores serviços de governo eletrônico

Notícias

Planejamento realiza curso para desenvolver melhores serviços de governo eletrônico

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Capacitação será realizada durante 2º Encontro Nacional de Dados Abertos

Brasília, 12/11/2013 – Para incentivar o desenvolvimento de melhores serviços de Governo Eletrônico (e-GOV), o Ministério do Planejamento (MP) e o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil) irão realizar o Curso de Ontologias e Web Semântica. Na Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), as ontologias são classificações. São usadas como um meio para categorizar ou agrupar as informações em classes e facilitam a utilização dos serviços governamentais eletrônicos. A formação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.

Na opinião da secretária de logística e tecnologia da informação, o uso das ontologias amplia as possibilidades de interoperabilidade entre os sistemas governamentais. “Para avançar na melhoria do uso das TICs para o apoio à prestação de serviços, precisamos incorporar ontologias aos ambientes digitais de governo, complementa.

Além da capacitação, serão realizadas diversas palestras e oficinas no 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. Já estão confirmadas as palestras internacionais com a representante da Fundação do Conhecimento Livre (Open Knowledge Foundation – OKFN), Irina Bolychevsky, e também com Ulrich Atz, do Instituto de Dados Abertos (Open Data Institute).

As inscrições para o encontro serão encerradas no próximo domingo, 17. O objetivo do evento é aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos para o tema.

Concurso

A participação no Concurso Nacional de Dados Abertos também deve ser confirmada até o dia 17 de novembro. Os dados a serem utilizados no prêmio já estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). São eles: equipamentos públicos, balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal.

Os interessados em participar do encontro e concurso devem fazer a sua inscrição na página do evento.