Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento participa de debate sobre governança de internet na França

Notícias

Planejamento participa de debate sobre governança de internet na França

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 18/04/12 – Cerca de 1.500 representantes da comunidade internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) participam, até a próxima sexta-feira, 20, da 21ª Conferência Internacional World Wide Web (WWW2012), em Lyon, na França. O objetivo do evento é debater sobre a evolução da internet, padronização de suas tecnologias e o impacto destas na sociedade e cultura. O secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, representa o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

De acordo com o secretário, esta é uma oportunidade para a troca de experiências entre os países em relação à gestão da rede. “É uma ocasião favorável para debater o modelo de integração da sociedade civil e os governos para a inclusão digital e a extensão do uso da rede de uma forma geral nos países, complementa.

No Brasil, a Política de Governo Eletrônico (e-GOV) segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; e na integração com parceiros e fornecedores.

Entre as principais ações de e-GOV estão o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), os Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping), os Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG) e o Portal do Software Público Brasileiro (SPB), que recentemente completou cinco anos de existência.

De acordo com a pesquisa TIC e-GOV 2010, sobre o uso das TICs nos serviços dos sites dos governos federal, estadual e municipal (TIC e-GOV), pelo menos 82% dos entrevistados afirmaram que os conteúdos dos portais são relevantes e atendem às suas necessidades. Quando utilizam alguma forma de interação com o governo, 35% dos entrevistados preferem usar a internet. Número que já supera o telefone, que conta com a preferência de 8%.

País sede – Durante a conferência, o Brasil será anunciado oficialmente como país sede da conferência WWW 2013. O governo brasileiro aproveitará a oportunidade para apresentar aos participantes o Rio de Janeiro, cidade que receberá o evento.