Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento participa de debate sobre acessibilidade digital

Notícias

Planejamento participa de debate sobre acessibilidade digital

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Apenas 6% dos portais do governo federal são acessíveis para pessoas com deficiência

Brasília, 19/03/13 - Sensibilizar os servidores públicos que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI) e também de Comunicação em relação à questão da acessibilidade. Esta é uma das missões do Ministério do Planejamento (MP). O relato foi feito nesta terça-feira, 19, pela coordenadora-geral de prestação de serviços por meio eletrônicos, Fernanda Hoffmann, durante o Seminário de Acessibilidade e Inclusão Digital, no Ministério das Comunicações, em Brasília.

Durante sua apresentação, Hoffmann explicou o funcionamento do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Atualmente em sua terceira versão, o e-MAG é um conjunto de recomendações para tornar acessível às pessoas com deficiência conteúdos e serviços eletrônicos federais.

Segundo dados do Censo da Web 2012 realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em parceria com o MP, apenas 6% dos portais e sítios do governo federal se encontravam acessíveis e aderentes ao e-MAG. "Quando falamos em políticas e modelos para pessoas com deficiência, na verdade estamos falando em benefícios para todos", complementa Hoffmann.

Para Moíses Bauer, presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), devemos utilizar a acessibilidade como um instrumento para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Bauer relata que existem cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência e que por isso devemos aprofundar o debate para suprir essas dificuldades. "Nós temos que pensar em soluções de acessibilidade e para a inclusão das pessoas com deficiência nas suas mais diversas realidades", explica.

Consultoria

Para incentivar a utilização das recomendações do e-MAG nos portais do governo federal, a SLTI oferece consultoria para órgãos públicos. Os interessados em analisar a acessibilidade de seus portais devem entrar em contato com a Central de Serviços e Suportes do SISP por meio do seguinte endereço eletrônico: sisp@planejamento.gov.br