Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento mostra benefícios do software público em encontro com municípios no Rio de Janeiro

Notícias

Planejamento mostra benefícios do software público em encontro com municípios no Rio de Janeiro

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 9/8/2011 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), Delfino de Souza, vai falar nesta quinta-feira a gestores públicos e lideranças de municípios do Rio de Janeiro sobre o apoio do Governo Federal aos serviços informatizados oferecidos pelas prefeituras à sociedade. O secretário abordará o assunto no 2º Congresso Fluminense de Municípios, em que autoridades de vários órgãos debaterão temas estratégicos para as cidades.

Delfino de Souza mostrará no evento os avanços alcançados por meio dos vários programas e ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Governo Federal no portal do Software Público Brasileiro (SPB). Vai citar, por exemplo, casos de sucesso em prefeituras que usam os softwares i-Educar (centraliza informações do sistema educacional), e-Cidade (integração informatizada dos órgãos municipais), e-Nota (emissão de notas fiscais eletrônicas), e-ISS (modernização da gestão tributária), SGE (gestão de frotas de veículos) e GP-Web (sistema integrado de gestão de projetos).

“Temos recebido depoimentos de administradores que estão não apenas usufruindo satisfatoriamente dessas soluções como também replicando a prática para outras cidades, mostrando-nos que não existem fronteiras para que este processo cresça cada vez mais, diz Delfino, explicando que isso é possível porque os municípios têm autonomia para montarem as próprias redes de colaboradores e repassarem as suas experiências.

Com isso, as prefeituras têm encontrado na SLTI um dos principais parceiros, que criou e colocou à disposição desse público uma comunidade chamada 4CMBr. “Hoje temos mais de 800 municípios cadastrados, com mais de 60 utilizando efetivamente programas do SPB, acrescenta. Além das soluções, a equipe da SLTI capacita os usuários para que desfrutem o máximo possível das ferramentas e vantagens das tecnologias da informação. O encontro é uma realização da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).