Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento inicia encontros E-Gov com lançamento do site Governo Eletrônico

Notícias

Planejamento inicia encontros E-Gov com lançamento do site Governo Eletrônico

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 13/12/2000 - O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, abriu nesta Terça-feira, 12 de dezembro, o primeiro da série de Encontros E-Gov. Esses encontros deverão reunir mensalmente integrantes do governo e da iniciativa privada que interagem pela Internet, com o objetivo de trocar idéias, sugestões e soluções. Martus Tavares lembrou o compromisso do presidente Fernando Henrique Cardoso com a transparência e o controle social, segundo o ministro um desafio que poderá ser vencido através da utilização da tecnologia da informação.

“Os governos de todo o mundo estão enfrentando o desafio de ampliar a transparência e criar condições para a sociedade exercer o controle sobre os respectivos governos. A forma moderna de estabelecer um controle social eficiente é através da informática, da tecnologia da informação. Esse desafio, portanto, pode ser vencido. Mas o processo de amadurecimento e ampliação do trabalho deve ser feito de forma interativa entre governo e iniciativa privada, disse o Ministro do Planejamento.

O Ministro Chefe da Casa Civil e presidente do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, Pedro Parente, acrescentou que a utilização da tecnologia da informação no Brasil é uma oportunidade para reduzir as diferenças.

“A primeira diferença é do país em relação ao resto do mundo, aos países mais avançados. A segunda é a diferença social dentro do nosso país, e este talvez seja o nosso maior desafio no governo eletrônico. De nada adiantará disponibilizar serviços e informações apenas para as camadas mais favorecidas da população. Democratizar o acesso ao mundo virtual é um desafio muito grande, afirmou Parente.

Na oportunidade foi feito o lançamento do site www.governoeletronico.gov.br, que traz informações sobre a política de governo eletrônico, suas metas, legislação (por exemplo, o decreto que instituiu o governo eletrônico), etc. Neste endereço o interessado terá acesso a todos os sites do governo que trabalham eletronicamente, como o Comprasnet, o site de Infra-estrutura, entre outros. O site do governo eletrônico traz, ainda, informações gerais sobre tecnologia da informação.