Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento capacita servidores em padrões de governo eletrônico

Notícias

Planejamento capacita servidores em padrões de governo eletrônico

Cursos são realizados a distância, em parceria com a Enap

publicado:  04/09/2015 15h53, última modificação:  04/09/2015 15h53

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Interoperabilidade e do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). Oferecidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em parceria com a Escola de Administração Pública (Enap), os treinamentos têm o objetivo de capacitar os servidores sobre as vantagens da utilização dos padrões de Governo Eletrônico (eGOV) para a gestão pública. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição até 15 de outubro.

O primeiro é baseado nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING). O uso da arquitetura permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TI, sejam eles de governo, empresas, outros países e até mesmo de pessoas. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reúso e intercâmbio de dados e recursos tecnológicos.

A capacitação, oferecida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), é voltada para gestores, técnicos e Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs) do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

eMAG

Lançado há oito anos, o eMAG é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz recomendações a serem consideradas para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

A oferta dos cursos de acessibilidade, para conteudista e desenvolvedor, é fundamentada nas orientações do eMAG. O público-alvo são cidadãos que atuam no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública. Esta é a terceira turma oferecida pela SLTI.

Neste ano, somente nas primeiras duas turmas do eMAG, 327 pessoas já foram capacitadas. Atualmente, 888 indivíduos estão sendo capacitados nos cursos de interoperabilidade e do eMAG.

As duas formações são gratuitas e começam em 20 de outubro. A carga horária é de 20 horas e a plataforma utilizada é a Moodle. Mais informações podem ser acessadas na página da Enap e também pelo seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br