Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento capacita servidores do Ministério Público Federal

Notícias

Planejamento capacita servidores do Ministério Público Federal

publicado:  16/04/2015 15h20, última modificação:  16/04/2015 15h20

Brasília, 3/10/2011 – Servidores do Ministério Público Federal (MPF) começam a ser capacitados, nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério do Planejamento (MP), nas ferramentas de consultas gerenciais do Portal de  Convênios (Siconv). A formação, que será realizada até a próxima sexta-feira, 7, abrangerá os seguintes instrumentos: Extratores de Dados e DW-Convênios. Serão capacitados 14 servidores públicos que atuarão na produção de informações gerenciais de transferências voluntárias no MPF.

O Siconv é o mecanismo usado pelo governo federal para administrar as transferências voluntárias dos recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios e organizações não-governamentais. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Cerca de 95% dos municípios brasileiros utilizam o sistema para enviar seus projetos, que passam por critérios rigorosos de aprovação. O cadastramento é feito pelo portal do Siconv – http://www.convenios.gov.br, onde estão disponíveis informações sobre normas e orientações para a celebração das parcerias com o governo federal.

Os Extratores de Dados servem para consulta aos dados abertos das transferências voluntárias com recursos para download de arquivos, filtragem de registros, pesquisas padronizadas e exportação de dados para planilhas. A ferramenta atende tanto a Administração Pública Federal quanto os cidadãos.

Para transformar os dados armazenados no banco de dados no portal do Siconv em informações estratégicas úteis para o Governo Federal, foi criado o sistema DW-Convênios, que utiliza as seguintes tecnologias: Business Intelligence e Data Warehouse. Neste sistema, gestores públicos contam com mecanismos de agregação e consolidação de valores, pesquisas e mineração de dados, bem como a geração de relatórios e gráficos de forma simples e rápida.

Os órgãos públicos interessados em capacitar os seus servidores nas ferramentas do Siconv devem solicitar a formação por meio do seguinte endereço eletrônico: treinamento.convenios@planejamento.gov.br