Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento articula novo programa para a modernização da gestão

Notícias

Planejamento articula novo programa para a modernização da gestão

publicado:  16/04/2015 15h19, última modificação:  16/04/2015 15h19

Brasília, 11/07/2002 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vai realizar, nos próximos meses, o treinamento de 700 servidores do Legislativo e Judiciário, na utilização dos sistemas SIAFI e SIASG/Comprasnet. O anúncio foi feito pelo Ministro Guilherme Dias durante a última reunião do Comitê Executivo do Governo Eletrônico. O treinamento é parte do processo de inclusão dos Poderes Legislativo e Judiciário aos sistemas, determinada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Guilherme Dias falou também sobre o andamento da parceria entre o Ministério do Planejamento, a Caixa Econômica Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para a construção do Programa de Apoio à Modernização da Gestão dos Estados. O novo programa será fundamental para que os estados, através das Secretarias de Administração, possam ampliar a utilização da tecnologia da informação, com o objetivo de fortalecer as administrações.

Para reforçar a importância da iniciativa, o Ministro do Planejamento apresentou resultados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que apontam para um crescimento significativo no grau de informatização de 5.506 municípios brasileiros.

De acordo com o perfil do IBGE, 57% prefeituras (3.162 municípios) possuem cadastro imobiliário informatizado; 62% (3.412) informatizaram os bancos de dados de saúde, e 46%(2.522) utilizam sistemas computadorizados para gerenciar os dados de educação. Cerca de 47%(2.578) administrações municipais já informatizaram o cadastro de ISS e 45% (2.459) das prefeituras gerenciam eletronicamente o cadastro de alvarás.

Em 90% (4.940) das prefeituras, a folha de pagamento é informatizada. A tesouraria e a contabilidade em geral já são controladas com a ajuda de sistemas eletrônicos em 89% (4.911) das prefeituras. Além disso, 79% (4.367) das administrações municipais informatizaram o controle do orçamento.

"Os números do IBGE mostram que o país possui condições de dar um salto em seu desenvolvimento com o uso intensivo de tecnologia da informação. Para auxiliar as prefeituras estamos buscando junto ao BID os meios para a instituição de um programa nacional de modernização da administração e gestão. Ele é necessário para promover a transformação de serviços e informatização dos municípios brasileiros com a rapidez necessária", afirmou Guilherme Dias.